Trump e Marine Le Pen

Segundo um jornal português, Donald Trump afirmou que o atentado da quinta feira passada, vai ajudar a eleger Marine Le Pen. Ele não afirma estar “excessivamente entusiasmado”, mas lá no fundo, bem no fundo, deve estar a torcer para que ela ganhe as eleições francesas. Não é segredo para ninguém que Trump não morre de amores pela União Europeia, um atentado que promove Marine Le Pen, é como sopa no mel, não há ninguém mais interessado na morte da União Europeia que ele e até comprova o preconceito anti multiculturalismo, de que Trump padece.

Bem sei que a União Europeia, nem sempre se tem comportado como uma entidade de boa fé, porém, pior do que ela, é o chauvinismo que está a surgir no Estados Unidos e na Europa, em que os preconceitos nacionais e a xenofobia, está a substituir a tolerância. Bem sei, que a palavra tolerância, quer dizer muitas vezes aculturação, mas este processo que aí vem, parece estar a matar o pior…e o melhor, da União Europeia, bem vistas as coisas, a União Europeia não é assim tão má como a pintam…nalguns aspectos, havia algo de nobre e respeitoso, no multiculturalismo, no respeito pelas diferenças entre as pessoas, etnias, raças e identidade religiosa de cada uma delas.

Suspeito que o processo não será repentino, mas será suficientemente rápido, para ver cair algumas das democracias europeias…não quero ser pessimista, mas uma espada de Damocles está pendente sobre a União Europeia, a eleição de Trump e o Brexit são um sinal dos tempos…se não se fizer nada e continuarmos a assistir impávidos e serenos, veremos ruírem todos os valores europeus, construídos pelos nossos povos. Domingo dirá como se comporta a França, e esperemos que os nossos piores receios não se concretizem.

Leave a comment