Jovens Problemáticos

Uma curta noticia emitida pela policia de uma cidade portuguesa, dá conta de uma jovem de 17 anos, agredida por três raparigas. A noticia não diz muito mais, mas deve ser motivo para nossa reflexão. A nossa juventude está cada vez mais violenta, não me refiro a um certo grau de rebeldia, própria da juventude de todos os tempos e épocas…mas de comportamentos violentos, muitas vezes criminosos…o que está acontecendo aos nossos jovens?

A raiz do problema, encontra-se nos nossos, modelos educacionais…em que castigar o nosso filho com uma palmada, ou impor-lhes limites, já não está em voga, aprendemos a ser “fixes” com eles e pior que isso…a ignorá-los, ocupados com os nossos afazeres, a deixá-los crescer sozinhos. Ora, quem semeia ventos colhe tempestades, se lhes ensinamos, com o nosso exemplo, que podem fazer tudo o quiserem…irão virar-se contra nós.

No entanto isto não quer dizer, que não os devamos compreender, aceitar e dar-lhes um certo grau de liberdade…porém devemos ensiná-los a ser responsáveis pelos seus próprios actos e a assumi-los. Sobretudo, eles aprendem com o nosso exemplo, e não estão interessados nas nossas palavras…mas no que fazemos, só assim vão nos ouvir.

O que eu estou dizendo, não é nada de novo, mas muitas vezes esqueçemo-nos…o segredo é amá-los…mas não mimá-los.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s