A NATO e a Opinião Pública

Na cimeira da NATO em Bruxelas, cerca de 140 manifestantes foram detidos pelas autoridades. Ao que é dado saber, o protesto era pacifico e não punha em causa a segurança da cimeira.

Encontro aqui um padrão, tudo o que seja pôr em causa o poder estabelecido, é alvo de repressão…seja a NATO ou outra organização qualquer. O mundo está cada vez mais globalizado, e cada vez, há menos espaço para a liberdade individual, para questionar o Status Quo…o poder estabelecido. As nossas sociedades, estão evoluindo, em direcção a um autoritarismo cada vez maior, a democracia é um mecanismo, cada vez mais formal, para dar cobertura, a estruturas tendencialmente totalitárias.

E não se trata aqui, de pôr em causa, a justiça ou a utilidade da NATO, mas as instituições que foram criadas para servir as pessoas, estão-se tornando um fim em si mesmas…é assim com a NATO, a União Europeia e outras instituições, e mais uma vez, não estou dizendo que estas instituições não sejam legitimas, mas um espírito perverso está a tomar do mundo e das sociedades. Cada vez mais, as pessoas são meros peões, num tabuleiro de xadrez, jogado por forças obscuras.

Estou dizendo que não há esperança? De modo nenhum, acredito absolutamente, que no fundo do túnel se encontra a luz…cabe-nos a nós chegar lá.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s