O Fenómeno Marine Le Pen

Emannuel Macron ganhou as eleições com 66% da votação, mas Marine Le Pen obteve 33,94% dos votos…e 11 Milhões de franceses votaram nela, a Frente Nacional ultrapassou o Partido Socialista, o Partido Comunista e a Direita Republicana…Marine Le Pen perdeu as eleições, mas está longe de ter sido derrotada.

11 Milhões de franceses votaram num partido de matriz fascista…quer isso dizer, que há 11 Milhões de fascistas? De modo nenhum, ela foi buscar os votos a boa parte da classe operária…que já votou comunista, ela foi buscar os votos a todos aqueles que não têm voz, que se preocupam com questões como o terrorismo. Macron, se quer travar a ascensão da extrema direita, vai ter que resolver questões como a economia e o terrorismo, seguramente não terá uma governação fácil.

Quanto a Marine Le Pen, comunicou a intenção de formar uma nova força politica, a partir da matriz da Frente Nacional, com uma linguagem menos radical e xenófoba…significa que o lobo deixou de ser lobo? De modo nenhum, o lobo apenas vai mudar de estratégia, para tomar o redil das ovelhas…convencendo-as a abrir a entrada para ele passar.

Qual o futuro da França, após estas eleições? Nenhum de nós sabe responder a esta pergunta…esperemos que Macron consiga levar o barco a bom porto, sem naufragar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s