Reflexão Sobre Fátima

Dia 13 de Maio, faz 100 anos, sobre as ditas aparições da virgem Maria (alguns também lhes chamam visões) em Fátima. Também é a altura, em que o papa Francisco visita o santuário e vai canonizar os três pastorinhos. O mundo católico está em euforia e o presidente Marcelo, vai mesmo lá, encontrar-se com o papa.

Tudo isto, seria normal, se não fosse Fátima, um imenso centro comercial e a história dos pastorinhos…algo duvidosa. Lembro-me de quando estive lá, há dois anos, por ocasião da visita a um familiar, porta sim, porta sim…há uma loja a vender imagens da santa, terços, lembranças várias e velas. É o comércio da fé, a crendice e a superstição. Respeito imenso os católicos, mas não posso deixar, de me insurgir, contra a exploração da fé das pessoas.

Não pensem que sou contra a virgem Maria, ela foi uma santa mulher, foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus, mas se pudesse ver, o que os homens fazem em nome dela, rejeitaria a adoração de que é alvo…ela confessou que precisou de um salvador, segundo o relato do evangelista Lucas e segundo João ela disse a respeito de Jesus…”fazei tudo quanto ele vos disser”. Uma análise dos relatos da Bíblia, mesmo vistos pelos olhos de um não crente, não encontra apoio à sua adoração, por parte do mundo católico.

É por tudo isto, que Fátima é um tremendo embuste, bem sei que a minha humilde voz, não pode nada contra interesses instalados, nem vou impedir o comércio de Fátima…mas esta é a minha visão como cristão…tenho dito.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s