As Duas Faces da América

Fala-se nos meios de comunicação, sobre Trump, a América e tudo o que está relacionado com ela…mas quando se fala da América, do que se está a falar?

Na verdade, existem duas faces da América…na verdade três, a América Pré-Colombiana dos indígenas, essa parece condenada às reservas e ao esquecimento…no entanto, eles são os verdadeiros americanos e foram covardemente traídos. A América dos imigrantes, do sonho americano, dos ideais e da liberdade…e a América profunda e Conservadora, racista, reaccionária. Essas duas Américas têm-se confrontado impiedosamente, com vitimas mortais, como Martin Luther King, John Fitzgerald Kennedy e Robert Kennedy. É a América do sonho americano, dos imigrantes, das liberdades cívicas, do reverendo King, de Malcom x…menos, de Woody Guthrie, Pete Seeger, Joan Baez…que eu gosto e tenho como referência, se quisermos, também a América de Barack Obama…Billy Graham.

Mas esta América está em crise, e a América do Klu Klux Klan, da Força Branca…dos racistas e xenófobos, está agora mais viva do que nunca…com Donald Trump. É uma América desumana, que se preocupa apenas com o lucro…reaccionária, como já disse. Nessa América não me revejo de modo nenhum…nem mesmo com pós de pirlim pim pim evangélicos…o evangelho não agride, tem princípios fortes, mas respeita as opções alheias.

Qual o futuro da América? Confesso que não sei, mas espero, que saia desse pesadelo em que vive hoje.

Advertisements

One thought on “As Duas Faces da América

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s