Acerca do 1 de Maio

O dia 1 de Maio é o dia Internacional do trabalhador, como todos sabemos, o que nem todos sabem, ou pretendem que não se saiba, é que a 1 de Maio de 1886, houve uma manifestação de trabalhadores em Chicago, a reivindicar as 8 horas de trabalho…essa manifestação acabou mal e em 1919, a recém criada União Soviética designou este dia, como o dia do trabalhador…no que foi seguida por outros países.

Falar de 8 horas de trabalho, é hoje corriqueiro, mas nesse tempo trabalhava-se 16 a 18 horas, os trabalhadores não tinham protecção social e quanto a sindicatos, nem ouvir falar. As pessoas, que hoje criticam os sindicatos e o direito à greve, esquecem-se, ou ignoram, que esses tempos negros existiram, tempos em que o mundo do trabalho se dividia entre, o luxo e a riqueza do patrão, e a miséria de quem trabalhava para ele.

O moderno neoliberalismo procura recuperar esses tempos, reduzindo os direitos dos trabalhadores ao mínimo possível, atacando a legislação laboral dos países e procurando mudá-la, por outra mais adequada a seus interesses…e com a implosão da União Soviética e do Bloco Socialista, fazem-no de um modo brutal e indisfarçável.

As ditaduras de Leste, podiam ser brutais, mas continham alguma coisa de bom, quanto a protecção social, os povos de Leste, podiam não ter liberdade…mas efectivamente, tinham direitos, como trabalhadores, que lhes garantiam, não morrer de fome nem faltar o necessário. O Ocidente, durante muito tempo, procurou dar os mesmos direitos, de modo a dizer, que o capitalismo não era assim tão mau. Essa é a história de sucesso da Social-Democracia nórdica…que infelizmente, parece hoje estar em declínio.

Sim, vivemos tempos de regressão social, mas urge, hoje, defender os nossos direitos, e não só os nossos direitos…mas também cumprir os nossos deveres. Direitos e deveres, eis a chave da democracia e do Estado Social que defendemos e queremos garantir.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s