A Central Nuclear de Almaraz

Segundo um jornal português noticiava hoje, o governo de Portugal, acaba de declarar legitimo, a construção de um armazém para resíduos nucleares, junto à central de Almaraz, central nuclear espanhola a 100 km da fronteira portuguesa. A decisão do governo português foi criticada pelo Bloco de Esquerda…um dos partidos que tem acordo com o governo…é caso para dizer, o Golias espanhol levou a melhor sobre o David português, ao contrário do relato bíblico em que David vence Golias.

Ora, não deixa de ser preocupante, que a 100 km da fronteira, fique instalado um cemitério nuclear, que em caso de catástrofe, pode contaminar Portugal via Tejo, como se ter a vizinhança da central, não fosse já suficientemente mau. Este pôr-se de cócoras do governo português é um sinal da fraqueza da posição portuguesa perante Madrid, um sinal do desequilíbrio em que se encontra Portugal, perante Espanha.

Quer isto dizer, que “de Espanha nem bom vento nem bom casamento”? De todo não é esse o espírito, do lado de lá da fronteira, como cá, há muito boa gente que se opõe à energia nuclear e luta pelo ambiente, também o PP espanhol, é o único partido do lado de lá, que defende a solução energética nuclear…todos os os outros a rejeitam. Portugal tem a ganhar, na parceria com Espanha…mas não neste particular, da central de Almaraz.

Já não bastava a poluição do Tejo…agora isto, que explicação dará o governo português aos seus cidadãos para explicar, esta decisão?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s