Le Pen Versus Macron…ou o Inverso

Saíram os primeiros resultados da primeira volta das eleições francesas, como se previa, a senhora Le Pen sai beneficiada com o atentado de quinta feira, mas só deverá obter uns meros 24%…quanto a Macron, obtém 22%, e concentrará na segunda volta, os votos da esquerda, da direita democrática e Centro…assim sendo, prevê-se que Macron terá 62% e Le Pen 38%. Fica salva a face europeísta da França, mas surpresa, Macron não tem nenhum partido politico por detrás e os candidatos institucionais saem derrotados.

O que quer que isto queira dizer, é de prever a ascensão de novas forças politicas na Europa, mais centradas no individuo e menos nos partidos. É certo que ainda não se realizaram as eleições na Alemanha, mas por agora, fica definida uma tendência para a politica europeia.

No entanto a incerteza é grande, como evoluirá a Europa a partir daqui e como serão as suas relações com os Estados Unidos? Não sabemos nada de concreto a não ser que das duas uma…ou a Europa inplodirá ou se reforçará como uma nova entidade politica e económica…tal como Macron defende. Tudo está em aberto.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s