Nicolás Maduro e a Venezuela

A crise venezuelana  não é de agora, mas neste momento chegou ao ponto mais critico e ainda não chegará ao fim certamente. As duas figuras principais desta mesma crise, são Nicolás Maduro (sucessor de Hugo Chavez) e Henrique Capriles, advogado e líder do partido Primero Justicia na oposição a Maduro. A situação na Venezuela tem chegado a um ponto insustentável e como é sabido, a falta de bens essenciais à população é critica.

A guerra aberta entre os dois líderes é acesa, e Nicolás Maduro chegou ao ponto irracional…de culpar a actual administração Norte Americana, de ser responsável pela crise venezuelana. Eu estou longe de ser de direita e até reconheço que Hugo Chavez tinha apoio popular, mas o actual líder da Revolução Bolivariana, perante a falta de apoio popular, acena com o espantalho Norte-Americano não reconhecendo que está cada vez mais isolado. A Revolução Bolivariana foi certamente democrática, mas está-se a transformar numa ditadura criminosa, que ignora as necessidades mais básicas da população.

Não estou procurando legitimar um golpe de ultra-direita, nem concordo com a histeria anti-comunista, que procura precisamente essa solução, mas o regime Bolivariano arrisca-se cada vez mais, a ser deposto, de um modo violento. Seria certamente melhor, que Maduro renunciasse ao poder, passando a bola para a oposição…é o regime democrático que está em causa na Venezuela e certamente, se Maduro se demitisse, estaria a dar um passo de maturidade democrática, que decididamente o salvaria de algo pior. Uma coisa é certa, as coisas não podem continuar como estão até agora…sob pena de redundar em tragédia e banho de sangue.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s