A Crise da Europa

Os ventos que correm na Europa e no mundo, não são de muito bom augúrio, Erdogan vence na Turquia, promete restabelecer a pena de morte e ameaça os observadores internacionais que vigiaram o referendo. Em França as contas eleitorais complicam-se, por causa da corrupção entre os candidatos, quanto a Marine Le Pen, apesar de já não ser favorita, pode muito bem vir a ganhar as eleições. Na Alemanha há uma forte possibilidade de a extrema-direita vir a conquistar o poder, ou então, a vir a ter um resultado histórico. Na Europa Central, os regimes fascistas ditam as leis, ao ponto de fechar as fronteiras, coisa impensável na Europa Comum. Não são boas noticias, para quem preza a democracia e a tolerância.

Como se não bastasse tudo isto, a crise do terrorismo, ameaça legitimar as soluções totalitárias, há uma forte possibilidade de a democracia morrer, ou ser um simples nome no papel. A tecnologia que hoje possuímos, pode ser um instrumento de vigilância dos cidadãos, e em muitos casos já o é. A liberdade de associação, de religião…o direito à privacidade, pode muito bem vir a ser substituído, por um controle rígido do pensamento, ao mesmo tempo, que a gaiola dourada do conforto, do hedonismo, aliada às benesses da tecnologia, pode muito bem vir a funcionar como uma droga a entorpecer toda a vontade de resistir.

Este cenário pode parecer exagerado, mas se pensarmos, na chamada morte das ideologias…real ou conveniente ao poder estabelecido, a falta de objectivos ou algo por que lutar, presente nas pessoas, a desumanização de hoje em dia, são sintomas disto. Estamos no limiar de algo previsto, nos nossos pesadelos mais cruéis, imaginados por Herbert George Wells ou George Orwell.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s