Síria e os Refugiados

Uma noticia num conhecido jornal português, dava conta, que só no atentado de Sábado, em Alepo, morreram 68 crianças. Segundo as agências internacionais, a maioria dos refugiados são crianças, muitas delas morrem pelo caminho e as que sobrevivem, muitas delas também, são vitimas das redes de prostituição infantil e tráfico de órgãos. O que está a acontecer, no nosso mundo, onde os inocentes são escorraçados como se tivessem lepra, só porque são refugiados, vitimas de regimes fascistas, que se insinuam na União Europeia?

Também nos países que recebem refugiados, os populismos de extrema-direita, ameaçam, fechar fronteiras, caso ganhem eleições próximas, como é o caso da França e da Alemanha. O facto de o Daesh ter infiltrado agentes seus, e radicalizado outros na Europa, é pretexto para vociferar contra os refugiados e querer impedi-los de entrar. Esse é o jogo do Daesh, radicalizar os muçulmanos na Europa, aterrorizar as populações e destruir os nossos modelos de vida.

Como cristão, não acho que o meu Deus seja o mesmo Deus dos muçulmanos, mas o meu Deus ensina a amá-los e a respeitá-los. Além disso, nem todos os muçulmanos, são terroristas, muitos deles são cidadãos respeitáveis e cumpridores, boas pessoas, apesar de não serem cristãos, escorraçá-los significa dar razão ao Daesh, e contribuir para a sua radicalização.

Mas, dizia eu, no inicio deste texto, muitos dos refugiados são crianças…será “cristão” e humano, exclui-los, tratá-los como lixo? Que futuro será o dessas crianças, que homens serão amanhã, se os tratamos mal? Qual o futuro e carácter, da nossa sociedade, se maltratamos estas crianças e estes seres humanos?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s